
Fala amigos investidores, quero começar esse post deixando aqui os meus sinceros sentimentos a todas as pessoas que iniciaram na Bolsa de Valores há pouco tempo e perderam uma boa parte do seu patrimônio financeiro por conta da guerra comercial do petróleo entre Arábia Saudita e a Rússia associado ao CORONAVÍRUS, desencadeando vários CIRCUIT BREAKES no mercado. Não vou deixar aqui somente as minhas condolências, mas vou dividir com vocês o que eu estou fazendo pra contornar essa situação, através de experiência prática que pode servir mesmo depois que os Candles dos gráficos vermelhos de quase todas as empresas pararem de cair, e se caso em um futuro bem próximo, outros tipos de epidemias ou crises vierem acontecer no mercado financeiro global. Que você esteja preparado psicológico e financeiramente, e que mesmo com algumas perdas você possa continuar investindo e crescendo como sócio de boas empresas. Não deixe de dar like e compartilhar esse post para que a gente possa ajudar o máximo de pessoas através dessa visão ok. Primeiro de tudo, se você quer ter sucesso de verdade na Bolsa de Valores, você precisa visualizar esse mercado para o longo prazo de no mínimo 5 à 10 anos, esse é tempo é o mais curto que eu posso te passar aqui, e o mais longo seria de 15, 20 ou 30 anos dependendo do seu perfil como Investidor.
E pra que esse sucesso aconteça de fato com você nesse mercado, é preciso focar primeiramente na sua profissão, no seu trabalho, naquilo que você realmente gosta de fazer, e se dedicar no seu desenvolvimento pessoal. Fazendo isso, você terá a capacidade de fazer os seus aportes mensais nos ativos que te farão progredir cada vez mais como sócio de boas empresas. Pra você ter uma idéia, em 2014 eu percebi que meu perfil não era de trader, mas sim de investidor de longo prazo. Foi muito difícil pra eu me adaptar, eu cheguei a fazer muita burrada no mercado financeiro: Comprava na alta e vendia na baixa no período de curto prazo, e isso apesar de me fazer ganhar algum dinheiro, me fazia depois devolver tudo para o mercado e tomar vários stop loss perdendo muito dinheiro na Bolsa. Por mais que eu estudasse tudo sobre trader, esse definitivamente não era o meu perfil. Hoje com toda essa informação que existe na Internet, eu faria lá atrás, exatamente o que eu aprendi e faço agora, que é:
- Ter um “Fundo de Emergência“
- Um “Caixa para Investimentos em Novas Oportunidades“, essas duas contas devem ser separadas dos meu investimentos. Pronto, agora é só eu diversificar em Fundos Imobiliários e Ações no Brasil e no exterior, onde eu particularmente considero ser uma excelente forma de se proteger no Mercado Financeiro, Investindo por exemplo em ETFs: Entre eles, papéis de Renda Fixa, Fundos Imobiliários e Ações. Enfim é uma forma de eu diversificar por países também. Você pode começar aos poucos com pequenos aportes mensais aqui no Brasil, daí você vai adaptando esses conceitos ao seu modelo e forma de Investir.
- Agora Vamos para a Prática: O que eu faço com a minha carteira nesse exato momento de CIRCUIT BREAKES E CORONAVÍRUS:
- Eu tenho hoje: 25% em Fundos Imobiliários; 25% em Ações do Brasil, outros 25% em Renda Fixa, Fundos Imobiliários e Ações em forma de ETFs no exterior. E os últimos 25% eu deixo em Caixa para Diversificar em Novas Oportunidades. Dando aí nesse total: 100% da minha Carteira.
- Agora, separado de tudo isso, eu tenho uma conta para ME PAGAR onde eu destino todos os meses 10% do meu salário ou do meu negócio. Então se eu ganho os meus dividendos que são os pagamentos das minhas ações no final de cada ano, 90% eu faço reinvestimentos e 10% eu faço saque para a conta do meu “Fundo de Emergência” onde eu posso gastar do jeito que eu quiser com a minha família. Porque não faz sentido eu reinvestir todos os 100% dos meus dividendos que ganho todos os anos e não tirar no mínimo esses 10% para minha “Liberdade Financeira”. Então, finalizando esse post: Mesmo com os CIRCUIT BREAKERS e as epidemias como o CORONAVÍRUS ou outras possíveis crises que vierem pelo mundo, mesmo com essas quedas iminentes do mercado financeiro global, isso não irá afetar 100% da minha carteira, que estará bem diversificada, mas isso se: Eu tiver o meu “Fundo de Emergência”, meu “Caixa para Novas Oportunidades”, uma “Carteira bem diversificada aqui no Brasil e no exterior”, sempre estudando e mantendo os meus aportes mensais em boas empresas. E um detalhe muito importante: “Eu nunca invisto todo dinheiro do “Caixa que são para Novas Oportunidades”. Tem muita gente dizendo por aí que esgotou o caixa e que por isso perdeu ou vai perder a chance de investir nessas quedas da Bolsa de Valores. Só que isso daí também é uma oportunidade de ser mais humilde, aprender com os erros e aumentar mensalmente seu caixa, para que depois futuras oportunidades de compra como essa, não sejam perdidas como está acontecendo agora com muitas pessoas no Brasil.
Pessoal, se vocês estão gostando dos conteúdos que eu estou postando aqui, deixe seu gostei e comente logo abaixo: Como que você diversifica a sua carteira para se proteger na Bolsa de Valores, isso vai ajudar muito e servir como experiência pra muitas pessoas que perderam uma boa parte do seu dinheiro nas baixas e agora estão sem saber o que fazer daqui pra frente.
Aqui é Herdes Vanzeler do Canal Investindo Certo, um forte abraço, e nos vemos aí no próximo post, até breve xau, xau. 🙂

Como você diversifica a sua carteira para se proteger na Bolsa de Valores? Deixe sua opinião, isso vai ajudar muito e servir como experiência pra muitas pessoas. Abraço. 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa